Eventos

Março

Festa da Lampreia e da Vitela – Sever do Vouga

 

Primeira quinzena de março .

Semana gastronómica e cultural que se realiza anualmente na primeira quinzena de março.

Deliciosos pratos como o “Arroz de Lampreia”, a “Lampreia à Bordalesa” e a “Vitela Assada com Arroz do Forno” promovem o melhor da gastronomia e restauração de Sever do Vouga. Se aprecia um bom prato de lampreia ou vitela é aqui que a vai encontrar. Não falte!

Organização da Confraria Gastronómica de Sever do Vouga, com o apoio do Município de Sever do Vouga.

Abril

Mostra da Broa e Produtos Tradicionais da Aldeia de Paraduça – Vale de Cambra

 

Todos os anos, em meados de abril, os moinhos da aldeia de Paraduça adquirem nova vida e são alvo da atenção dos muitos visitantes que ali se deslocam. Mostrar as várias fases de confeção da broa caseira, desde a moagem do milho até à obtenção do produto final, bem como promover os produtos locais da aldeia, são os principais objetivos desta iniciativa da Associação de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Paraduça, que organiza este evento desde 2009.

Venha festejar as nossas tradições!

 

 

Cister: Saberes e Sabores – Arouca

Mosteiro de Arouca

Final de abril / início de maio

 

Colóquios, exposições, animação musical, feira de doçaria e de produtos conventuais, com origem nos mosteiros cistercienses, compõem aquela que é uma das maiores manifestações culturais do município de Arouca. O Cister Saberes e Sabores é organizado pela associação Anima Património em parceria com o Município de Arouca e realiza-se no monumental Mosteiro de Arouca que abre os seus magníficos espaços para acolher representantes de mosteiros cistercienses e beneditinos portugueses e alguns da nossa vizinha Espanha. Digna de registo é a confeção ao vivo de doçaria conventual na imponente cozinha do mosteiro.

Maio

Feira da Laranja – S. Pedro do Sul (Valadares)

Primeiro fim de semana de maio

 

A laranja ocupa um lugar de relevo no âmbito da produção hortofrutícola das Montanhas Mágicas.

O microclima que se regista em locais específicos, como é o caso da freguesia de Valadares, é particularmente favorável à produção deste fruto registando-se uma produção de elevada qualidade e abundância. Neste contexto a Feira da Laranja assume o importante papel de promover e divulgar este fruto e os seus derivados com o objetivo de dinamizar a economia local. Pretende igualmente valorizar os saberes tradicionais e o convívio intergeracional, bem como o artesanato e a gastronomia. Com uma duração de três dias o programa da feira inclui diversas atividades de natureza cultural e desportiva.

O certame é organizado pela junta de freguesia de Valadares e pela Comissão criada para a edição anual da feira.

Traga a família e/ou amigos e venha fazer a festa connosco!

Feira Rural à Moda Antiga – Cinfães (Nespereira)

Segundo fim de semana de maio

 

Integrada no “Maio Cultural” a Feira Rural à Moda Antiga mostra aquilo que de mais genuíno se faz nesta terra. Trata-se de uma feira onde marcam presença a gastronomia, os produtos do campo, os usos e costumes locais, os trabalhos do quotidiano, as profissões de outros tempos, os divertimentos, e a habitual animação musical. A organização do evento está a cargo do Grupo Folclórico de Nespereira.

Participe nesta iniciativa e viva as tradições de outrora!

Mostra municipal de gastronomia, artesanato e vinhos – Vale de Cambra

Segunda quinzena de maio

 

Realiza-se no centro da cidade de Vale de Cambra e apresenta o que de melhor se produz neste município, no âmbito das temáticas envolvidas. A par das riquezas gastronómicas, artesanais e vínicas o evento destaca-se pelo seu tradicional ambiente de festa, com muita animação, atividades culturais e concertos. Artesãos oriundos de vários pontos do país, restaurantes locais e produtores vitivinícolas dão vida a este importante certame.

Esperamos por si!!

Junho

Feiras tradicionais de lutas de bois – Castro Daire

Faifa, Ester (1º domingo de junho), Nª Srª da Ouvida (3 de agosto), Fojo (3º domingo de julho e 1º domingo de setembro)

 

Mais do que uma tradição secular a criação de gado nas Montanhas Mágicas constitui uma importante fonte de rendimento familiar. Não admira, portanto, que as feiras de gado sejam tão relevantes na vida das suas gentes. Aliada à vertente de transação do gado surge a componente de animação. Neste âmbito ocupam lugar de destaque as tradicionais lutas de bois da raça arouquesa. Estes animais chegam a bater-se durante horas numa luta de vida ou de morte.

Partilhe as nossas tradições participando nestas feiras!

Julho

Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato – Castelo de Paiva

Primeiro fim de semana de julho

 

Castelo de Paiva é terra de vinhos verdes e nada melhor que um grande evento para dar a conhecer este incontornável ícone cultural, turístico e económico do município. É claro que um bom vinho tem que acompanhar um bom prato típico e no que toca a gastronomia Castelo de Paiva recomenda-se. Imperdível esta festa anual onde não faltam a música, a dança, o artesanato e muita alegria durante três dias. Não falte!

Feira do Mirtilo – Sever do Vouga

Última semana de junho

 

Sever do Vouga é uma referência nacional no que respeita à produção de mirtilo, um fruto com extraordinárias propriedades medicinais e antioxidantes, considerado o “fruto da juventude”. A nível culinário são inúmeras as suas aplicações, enriquecendo e embelezando múltiplas receitas, sobretudo sobremesas e doces regionais.

A Feira do Mirtilo que anualmente se realiza em Sever do Vouga é um hino a este surpreendente fruto, sem dúvida a imagem de marca do município. Trata-se da maior feira nacional para a promoção do mirtilo e seus derivados. Consulte a página www.feiradomirtilo.pt e não falte a este certame!

Recriação Histórica - Arouca

Meados de julho

 

É no Mosteiro de Arouca que acontece esta magnífica viagem ao passado. O evento recria a vida quotidiana oitocentista do mosteiro, incluindo os hábitos alimentares da comunidade religiosa que o habitava, entre os quais a confeção da extraordinária doçaria conventual cujas receitas chegaram até aos nossos dias. Rigor histórico e imaginação estão sempre presentes num evento em que o convívio entre visitantes e personagens é uma constante. Este evento conta com a participação ativa de cerca de 20 associações e dos artesãos do município de Arouca. http://recriacao.cm-arouca.pt/ .

Agosto

Festival da broa – S. Pedro do Sul

Meados de agosto

 

Tem habitualmente a duração de três dias e oferece a quem o visita uma mostra das mais diversas formas de confeção de broa de milho. Associado à temática principal do evento existe um programa de animação cultural variado que contempla espetáculos musicais, barraquinhas com gastronomia, artesanato e exposições. O Festival da Broa é organizado pela Junta de Freguesia de Santa Cruz da Trapa com o apoio do Município de S. Pedro do Sul

Setembro

Festa das Colheitas – Castro Daire

3º fim de semana de setembro

 

Município de fortes tradições agrícolas Castro Daire festeja, anualmente, as suas melhores colheitas e o evento já se tornou uma referência no âmbito das festividades locais. O objetivo é a promoção dos produtos locais, gastronomia, raças autóctones, artesanato, bem como as tradições agrícolas e a cultura em geral.

O destaque deste evento recai sobre o Concurso Nacional de Bovinos da Raça Arouquesa, bem como sobre os tradicionais almoços e jantares nas tasquinhas onde os visitantes podem saborear excelentes pratos típicos, entre os quais o Caldo de Farinha, as Trutas do Paiva, diversos pratos com carne de vaca arouquesa, Arroz de Feijão com Salpicão, Migas com Feijão/Carolas, Sopas de Cavalo Cansado, Broa com mel, entre outras iguarias. O evento é organizado pelo Município de Castro Daire.

Reserve na sua agenda e não falte a esta festa!

Feira das Colheitas - Arouca

Último fim de semana de setembro

 

É a feira agrícola mais antiga do país tendo surgido durante a II Guerra Mundial com o objetivo de estimular a agricultura que havia decaído fortemente durante a guerra. Considerada a maior festividade local, dispõe de um programa muito variado: exposições, música/concertos, tasquinhas, artesanato, velharias, venda de produtos do campo e regionais, feira quinzenal, desfolhada à moda antiga, desfile de açafates, concursos e exposição de gado, entre outras atividades. A organização deste evento pertence ao Município de Arouca, com a colaboração de diversas instituições locais.

Partilhe esta festividade com as gentes de Arouca!

Outubro

Feira do século XIX – Castelo de Paiva

Meados de outubro

 

É para uma viagem no tempo que está convidado, no Parque das Tílias! A feira do século XIX transporta-o ao ambiente que se vivia nas feiras da época, recriando usos, costumes e tradições. Aqui poderá apreciar e talvez comprar, o que de melhor se produz localmente, desde os produtos hortofrutícolas aos vinhos verdes, passando pelos artigos de artesanato e até animais domésticos. Não deixe de saborear a gastronomia típica e divirta-se à moda dos nossos antepassados!

A organização deste evento é da responsabilidade da ADEP – Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Castelo de Paiva.

Novembro

Feira da Castanha – Cinfães

1º fim de semana de novembro

 

No outono a castanha é soberana e num território onde reinam os castanheiros é justo que se faça honra a este tão saboroso e nutritivo fruto. É esse o objetivo da Associação para a Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais que organiza, anualmente, a Feira da Castanha. Aqui os visitantes poderão apreciar, provar e comprar castanhas cruas, assadas ou cozidas e/ou degustar pratos tradicionais com destaque para as falachas, o caldo ou o doce de castanha. Tudo isto, naturalmente, integrado num programa cultural diversificado e muito animado. A tentação é grande, aceite o nosso!

Festa da Castanha e do Mel – S. Pedro do Sul

2º fim de semana de novembro

 

Aproveite este fim de semana para fazer um passeio pelas Montanhas Mágicas, mais propriamente pelas serras de Arada e S. Macário, e visite a Feira da Castanha e do Mel em Macieira, no município de S. Pedro do Sul.

A festa faz-se com a castanha e o mel, mas não só! Delicie-se também com a gastronomia típica local, aprecie o artesanato, assista à exibição de documentários, concertos, danças e cantares tradicionais e participe em passeios temáticos. Não falte às provas gastronómicas em várias aldeias serranas. A organização deste evento cabe ao Município de S. Pedro do Sul com a colaboração de diversas instituições locais. Consulte o programa na nossa rubrica de destaques e não falte a esta festa!

Festival da Castanha – Arouca

Pátio Interior do Mosteiro de Arouca

3º fim de semana de novembro

 

Terra de frondosos soutos de castanheiros Arouca é conhecida pela qualidade e abundância das castanhas que produz. Esta realidade reflete-se na paisagem, na economia familiar, mas também, e sobretudo na cultura gastronómica local. É por isso que todos os anos, no segundo ou terceiro fim de semana de novembro, Arouca acolhe o Festival da Castanha, um evento que presta homenagem ao castanheiro e ao seu precisos fruto, a castanha, bem como ao seu uso na gastronomia e doçaria regional. Do programa cultural constam mostras gastronómicas, exposição e venda de produtos regionais, música, teatro, oficinas de dança tradicional, palestras, magustos e bailes populares.

A organização do festival é da responsabilidade da Casa do Povo de Arouca, da Câmara Municipal e da AGA - Associação Geoparque Arouca.

Não falte!